As Mulheres Sempre serão Flores em Qualquer Estação da Vida



As mulheres sempre serão flores em qualquer estação da vida!

Algumas são botões, outras estão começando a florescer.
Há aquelas que são promessas de cores esplêndidas e as que já não têm mais o viço do início da floração.
Há mulheres Margaridas, coloridas e leves.
Há as que são clássicas como as Rosas e as Palmas.
As mulheres despojadas são Flores do Campo.
As requintadas são Tulipas e as raras são Orquídeas.
As Flores-de-Maio, são resistentes, resilientes, rústicas, discretas. Dizem até que dão frutos. O que sei é que quanto mais se dividem, mais se multiplicam e florescem no outono.
Este Blog é de todas elas, porque

As mulheres sempre serão Flores em qualquer estação da vida!

Em tempo: os homens tambem são muito bem vindos!

Flor de Maio


Essas são as Mais Belas Flores desse Jardim!

As Mais Belas Flores do Meu Jardim

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Cabala e Saúde




Uma paciente emprestou-me semana passada o livro "O Poder de Cura da Cabala - Matrix Healing", do médico Raphael Kellman. Sempre tive atração por textos sagrados, gosto muito das metáforas que neles encontro e considero-os extremamente terapêuticos. Sou eclética, já li o "Livro Tibetano do Viver e do Morrer", o Bhagavad Gita, o Novo Testamento e o "Livro dos Espíritos" de Alan Kardec, mas esse seria o meu primeiro contato com a Cabala.
De uma maneira bastante simplificada, pode-se dizer que a cabala (receber em hebraico) é um conjunto de ensinamentos orais, textos e práticas que foram transmitidas por mestres iluminados, há mais ou menos 2.200 anos. Seu texto contém uma reinterpretação revolucionária do texto bíblico através de uma simbologia complexa e, por muito tempo, foi mantido em segredo e proibido para mulheres.
Segundo a mitologia hebraica, a cabala foi dada por Deus a Moisés, ou pelo anjo Raziel a Adão, sendo depois transmitida oralmente de geração em geração. A cabala é um sistema metafísico através do qual o iniciado (ou buscador) conhecerá Deus _ "Ein Sof", que pode ser traduzido como "o infinito" _ e o universo. Sua finalidade é aproximar-nos do divino, colocando em prática a sabedoria sagrada através do estudo diário de técnicas de meditação, observação de nós mesmos e da nossa relação com o todo.
Raphael Kellman é médico, especialista em clínica geral, formado pela Faculdade de Medicina Albert Einstein em Nova York, com pós graduação no Beth Israel Hospital, criou uma terapia que denominou "Matrix Healing", baseada nos princípios cabalistas.
A cabala nos explica que não temos apenas o universo material que vemos, onde há dor, sofrimento, doença e morte. Existem outros universos invisíveis para nós, mas que possuem um grande poder de cura. Podemos optar por ter acesso a eles, inclusive ao universo no qual já estamos curados, felizes e perfeitamente realizados. Podemos eleger o universo onde somos perfeitamente unidos uns com os outros e com a força amorosa, que é "a fonte suprema da criação".
Kellman acredita que a saúde pode ser conquistada através da Árvore da Vida, "o universo paralelo onde já estamos perfeitamente saudáveis, repletos da luz do Criador. Essa é a terapia matrix, uma mistura de atividades físicas e espirituais, com base no software descrito no Zohar (acredita-se ser o texto original da cabala judaica) e em outros textos cabalísticos. Compreender a matrix é extrair conhecimentos tanto da sabedoria espiritual da cabala quanto da ciência vanguardista, da medicina do corpo e da mente e das últimas descobertas em anatomia, bioquímica e neurologia", diz ele.
Para encontrarmos o caminho para a saúde, é necessário que aprendamos a ver o nosso corpo em termos espirituais e físicos, explorando o poder de cura dos alimentos e da água, substituindo respostas reativas por proativas em todos os momentos do dia, vendo cada momento como uma oportunidade espiritual, utilizando a prece e a meditação como terapias complementares.
A cabala nos ensina que saiu de si, se desdobrou para criar o universo. Dentro de cada ser humano Deus colocou um mapa do universo, a Árvore da Vida e criou as dez sefirot ou inteligências que nos auxiliam a entendê-lo. As sefirot representam os aspectos de Deus existentes dentro de nós e seu equilíbrio _ assim como acontece com os Chackas_ indicam nosso estado de saúde física, mental e espiritual.

 As sefirot no corpo humano:



  • Keter – A coroa, localizada no alto da cabeça. É o local onde a luz divina se filtra para dentro da nossa dimensão espiritual. É ao mesmo tempo, luz e receptáculo. "Se imaginarmos as Sefirot como a Árvore da Vida, com suas raízes no paraíso e seus ramos brotando por todo o nosso corpo, veremos Keter como lugar onde a árvore entra na terra, transmitindo a energia das raízes para uma planta saudável, em crescimento."
  • Chochmá – envolve o lado direito do cérebro e significa sabedoria. Representa a inspiração divina penetrando na nossa percepção. Dá acesso a novas idéias, novas maneiras de ver universo, novas visões de nós mesmos e dos outros. Hoje já se sabe que o hemisfério direito do cérebro é responsável pelo entendimento intuitivo e o conhecimento holístico.
  • Biná – envolve o lado esquerdo do cérebro. Significa entendimento. Ajuda-nos a traduzir essas idéias em forma, estrutura e palavras. Possui a mesma função do hemisfério esquerdo do cérebro, descrita pela neurociência.
  • Chesed – está localizada no ombro direito, expressa o profundo desejo de dar, de contribuir, de fazer algo de útil.
  • Gevurá – está localizada no ombro esquerdo. Corresponde ao bom juízo e à nossa disciplina. Nosso impulso de sermos generosos. O bom equilíbrio entre Chesed e Gevurá nos faz distinguir entre o dar indiscriminado e o doar com responsabilidade e amor, entre o "tomar conta" de alguém e o ajudar alguém.
  • Tiferet – significa o esplendor e a verdade. Integra o dar e o receber de nova maneira: receber para dar. Está associada à cor verde, às árvores e plantas. O autor faz uma descrição muito interessante da maneira pela qual as plantas se doam que pode ser relacionada com o comportamento humano.
  • Netzach – está localizada no quadril direito e significa vitória e resistência. Representa o desejo de seguir em frente.
  • Hod – está localizada no quadril esquerdo. Representa a majestade. É a energia calma, silenciosa, que permite aos outros de aproximar de nós.
  • Yesod – é a sefirot da coluna central, localizada acima da virilha. Significa alicerce de toda a vida na terra em razão do poder regenerativo do órgão sexual masculino.
  • Malchut – expressa o lado feminino. É a mãe inferior que ajuda a manifestar as outras sefirot. Está localizada na sola dos pés, representando o ponto de ligação entre os seres humanos e a terra. Significa levar as nossas intenções ao mundo. Outras tradições a associam à boca.
Aqui só está um resumo mínimo e muito superficial das idéias de Kellman. De forma geral e um pouco mais espiritual, sua Terapia da Matrix se aproxima muito da Física Quântica e da Psicossomática Contemporânea. Os exercícios de Meditação são muito bons e nos fazem pensar com cuidado sobre o nosso lugar no mundo. É um livro para se ler muitas vezes, pois imagino que a cada leitura um novo aspecto dessa sabedoria milenar seja capturado. Boa leitura!
Fonte: Livro "O Poder de Cura da Cabala" de Raphael Kellman

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, além do bom gosto é muito informativo! Lucia Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Lucia Helena,
      Muito obrigada pela sua visita e pelo carinho do seu comentário. Sinta-se sempre muito bem vinda aqui no nosso jardim!
      Beijos
      Flor :)

      Excluir
  2. Querida Lucia Helena,
    Muito obrigada por sua visita e por seu comentário tão delicado.
    Sinta-se sempre muito bem vinda neste jardim que tambem é seu! Plante seus coment5ários, suas críticas e suas sugestões, eles darão frutos.
    Beijos :)
    Flor

    ResponderExcluir