Um dia, toda a plantação de um velho agricultor foi destruída por uma tempestade. Seus vizinhos, compadecidos, foram visitá-lo, lamentando sua má sorte. Mas o sábio agricultor simplesmente respondeu: "Talvez sim, talvez não."
Como não havia o que colher e faltou-lhe comida, o agricultor mandou seu filho à cidade comprar alimentos. Chegando lá, o rapaz conseguiu fazer um bom negócio e voltou para casa com um magnífico cavalo. Os vizinhos logo comentaram a sua boa sorte por ter conseguido um animal tão maravilhoso, mas o velho agricultor simplesmente respondeu: "Talvez sim, talvez não."
No dia seguinte, enquanto cavalgava, o filho caiu do cavalo e quebrou a perna. Mais uma vez os vizinhos se compadeceram da má sorte do rapaz. Mas, ao ouvir os comentários, o velho sábio apenas disse: "Talvez sim, talvez não."
No dia seguinte, o exercito veio recrutar soldados para a guerra, mas como o filho do agricultor estava machucado, deixaram que ele permanecesse em casa com a família. Os aldeões ficaram surpresos com a sua boa sorte. Mas, como sempre, o velho sábio disse simplesmente: "Talvez sim, talvez não."
O velho agricultor percebia que nada na vida é absolutamente bom ou mal, e que tudo é relativo. O que parece bom de uma perspectiva, pode ser visto como mal de outra e, como o velho agricultor conhecia esse grande mistério, ele não julgava as circunstâncias. Mais recentemente, um outro homem sábio chamado Albert Einstein apresentou ao mundo a sua teoria da relatividade. Mas, apesar da Física Moderna ter, de modo geral, adotado e ampliado suas idéias, nós temos nos mostrado ainda muito lentos para assimilá-las.