As Mulheres Sempre serão Flores em Qualquer Estação da Vida



As mulheres sempre serão flores em qualquer estação da vida!

Algumas são botões, outras estão começando a florescer.
Há aquelas que são promessas de cores esplêndidas e as que já não têm mais o viço do início da floração.
Há mulheres Margaridas, coloridas e leves.
Há as que são clássicas como as Rosas e as Palmas.
As mulheres despojadas são Flores do Campo.
As requintadas são Tulipas e as raras são Orquídeas.
As Flores-de-Maio, são resistentes, resilientes, rústicas, discretas. Dizem até que dão frutos. O que sei é que quanto mais se dividem, mais se multiplicam e florescem no outono.
Este Blog é de todas elas, porque

As mulheres sempre serão Flores em qualquer estação da vida!

Em tempo: os homens tambem são muito bem vindos!

Flor de Maio


Essas são as Mais Belas Flores desse Jardim!

As Mais Belas Flores do Meu Jardim

sábado, 23 de julho de 2011

Sonata ao Luar - Ludwig Van Beethoven


Nos momentos difíceis de nossas vidas tendemos a nos voltarmos para o nosso sofrimento, nos fixamos em nossas reclamações e esquecemos de olhar ao redor. O nosso querido Chico Xavier dizia que as dores, os sofrimentos e os obstáculos que enfrentamos na vida podem ser nossos melhores professores, basta que queiramos aprender com eles.
Ouvi pela primeira vez a estória da Sonata ao Luar quando trabalhava como voluntária em um grupo de ajuda a pessoas que estão vivendo momentos de luto e fiquei apaixonada. Não tenho idéia se a estória é verdadeira (por isso escrevo estória e não história), mas adoraria que fosse!
Espero que voces gostem!


Ludwig Van Beethoven, que nasceu no ano de 1770, em Bonn, na Alemanha e faleceu em 1827, em Viena, na Áustria. Sua vida nunca foi muito fácil. Seu pai era alcoólatra, o agredira fisicamente quando criança e acabou falecendo na rua, devido ao alcoolismo. Sua mãe morreu muito jovem e seu irmão biológico nunca o ajudou em nada.

Um dia, percebendo que sua surdez só piorava e que não poderia fazer nada para contê-la, sentía-se totalmente derrotado e deprimido. Beethoven somente podia escutar usando uma espécie de trombone acústico no ouvido. Ele carregava consigo uma tábua ou um caderno, para que as pessoas escrevessem suas idéias e pudessem se comunicar, mas elas não tinham paciência para isto, nem para ler seus lábios…

Além disso, estava muito abatido pelo falecimento do príncipe da Alemanha, que era como um pai para ele e sempre lhe dera atenção e carinho.

Notando que ninguém mais o entendia, nem o queriam ajudar, Beethoven se retraiu e se isolou. Em profunda depressão, chegou a redigir um testamento, dizendo que iria se suicidar…

Na pensão onde morava residia também uma moça cega que acabara de se mudar. Esta moça vivia revoltada pela sua condição e, por isso, tinha poucos amigos. No dia em que Beethoven pensava em se matar, subindo as escada para seu quarto encontrou a moça aos gritos:

Eu sou uma desgraçada! Eu daria tudo para enxergar uma noite de luar...

Ao ouvi-la, Beethoven se emocionou até as lágrimas. Afinal ele podia ver! Ele podia escrever sua arte nas pautas…Aproximou-se da moça e se propôs a ajudá-la. Ele não podia ouvir como ela, mas poderia traduzir-lhe o que via, a noite de luar que ela tanto desejava enxergar.

Neste momento de sua vida, a vontade de viver volta-lhe renovada e ele compõem uma das músicas mais belas da humanidade: “SONATA AO LUAR”. No seu tema, a melodia imita os passos vagarosos de algumas pessoas, possivelmente os dele e os dos outros, que levavam o caixão mortuário do príncipe, seu protetor…

Olhando para o céu prateado de luar,  indagava-se  o porquê da morte de seu amigo, deixando-se mergulhar em um profundo momento de meditação.
Alguns estudiosos de música dizem que as três notas que se repetem, insistentemente no tema principal do 1º movimento da sonata, são as letras da palavras “why”(porque) ou outra palavra sinônima em alemão.
Um ano após ter superado o sofrimento, compôs o incomparável Hino à Alegria, da 9º sinfonia, que coroa a missão desse notável compositor, já totalmente surdo.
O Hino à Alegria, expressa sua gratidão à vida e a Deus, por não haver se suicidado…
Tudo graças àquela moça cega, que inspirou o desejo de traduzir, em notas musicais, uma noite de luar…

Usando sua sensibilidade, Beethoven retratou, através da melodia, a beleza de uma noite banhada pela claridade da lua, para alguém que não podia ver com os olhos físicos.