As Mulheres Sempre serão Flores em Qualquer Estação da Vida



As mulheres sempre serão flores em qualquer estação da vida!

Algumas são botões, outras estão começando a florescer.
Há aquelas que são promessas de cores esplêndidas e as que já não têm mais o viço do início da floração.
Há mulheres Margaridas, coloridas e leves.
Há as que são clássicas como as Rosas e as Palmas.
As mulheres despojadas são Flores do Campo.
As requintadas são Tulipas e as raras são Orquídeas.
As Flores-de-Maio, são resistentes, resilientes, rústicas, discretas. Dizem até que dão frutos. O que sei é que quanto mais se dividem, mais se multiplicam e florescem no outono.
Este Blog é de todas elas, porque

As mulheres sempre serão Flores em qualquer estação da vida!

Em tempo: os homens tambem são muito bem vindos!

Flor de Maio


Essas são as Mais Belas Flores desse Jardim!

As Mais Belas Flores do Meu Jardim

sábado, 16 de outubro de 2010

Os Alimentos são Bilhetes Amorosos de Deus



"Os alimentos são bilhetes amorosos de Deus. Suas letras são escritas pelos raios do sol. Diz: "Eu te amo e cuidarei de ti e te sustentarei com as dádivas da minha terra." Se nos dermos tempo para ler a carta de amor, mastigando com cuidado e sentindo as mensagens armazenadas nos alimentos pelo sol, pela terra, pelo vento, pela água e até por aqueles que os cultivaram, colheram e prepararam a refeição, sua assimilação assume um significado todo novo. Esse é um modo específico de receber a graça de Deus, um sacramento sagrado a ser vivido devagar, com atenção e de maneira consciente."
Gabriel Cousins MD

Para o Rabbi Itzchak Luria, conhecido como "o Ari" e um dos mais importantes cabalistas do século XV, os alimentos são "centelhas elevatórias", representantes da energia divina que caíram no mundo físico durante sua criação. Para a cabala, essas centelhas divinas existem em toda criação, mas encontram-se escondidas em invólucros _ Klipot_, pois ainda não estamos preparados para vê-las. Para evoluirmos, é preciso que aprendamos a identificá-las, elevá-las e libertá-las destes Klipots.O Ari utilizou o conceito de Klipot para classificar as frutas e verduras em quatro categorias relacionando-as quanto a sua capacidade de doação _ conceito primordial da cabala. São elas:
  1. Totalmente Entregues:
    Morango, amora, figo, cenoura, verduras, brócolis, raízes vermelhas, uvas sem semente. Elas oferecem suas dádivas sem reservas. Não têm pele, casca, caroço ou sementes que impeçam sua doação. Doam-se de maneira incondicional.
  2. Mal defendidas:
    Tâmaras, ameixas, azeitonas, maçãs, pêssegos, peras, uvas com semente. Essas não possuem invólucro, mas protegem-se interiormente com seus caroços. Esses alimentos representam a doação restritiva que muitas vezes é primordial, porque nem sempre podemos dar sem pensar nas conseqüências para quem recebe.
  3. Defendidas:
    Noz, coco, abacaxi, legumes. Esses alimentos possuem uma forte couraça externa que lhes permite dispensar o caroço como proteção do seu âmago. Por dentro do exterior superprotegido há um interior totalmente aberto a doação, basta estar disposto a ter trabalho de descascá-las.
  4. Muito Bem Defendidos:
    Laranja, grapefruit, abacate. Esse contém proteção externa e interna, sendo muito densos e ricos em nutrientes, podendo ser acrescentados à dieta em pequena quantidade, pois seu excesso pode causar problemas.
    Fonte: "O Poder de Cura da Cabala", Raphael Kellmen
Quanto li sobre a classificação do Ari, fiquei pensando que também encontramos na natureza humana os Klipots. Se observarmos bem, encontraremos pessoas:
  1. Totalmente Entregues, que se doam incondicionalmente e, muitas vezes, sem pensar nas conseqüências que essa doação poderá ter para quem a recebe. O comportamento Co-Dependente pode ser um exemplo aqui. Doar incondicionalmente, pelo simples prazer de doar, não é como pode parecer à primeira vista um ato de amor. Também não pode ser considerado sinônimo de Amor Incondicional. Quanto nos doamos é preciso que seja com responsabilidade, pensando nas conseqüências para quem receberá nossa doação SEMPRE! Doar sem pensar definitivamente não é ajudar, é "tomar conta", porque nos consideramos superiores a quem recebe.
  2. Mal defendidas, são aquelas pessoas que se doam, mas retém sempre um pouco para a própria nutrição. Não são egoístas, mas cuidadosas. Sabem que se doarem-se livremente e sem restrições esgotarão sua energia rapidamente e não poderão mais espalhar as dádivas do amor verdadeiro por não terem sido capazes de amarem-se. "Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo", este não é o principal mandamento cristão?

  3. Defendidas, são aquelas pessoas de aparência forte e sólida, muitas são apelidadas de "cascas grossas". Por trás de sua couraça protetora escondem um interior verdadeiramente amoroso, que só se permitem mostrar para aqueles que são sábios, pacientes e insistentes o suficiente para penetrá-las com delicadeza.

  4. Muito Bem Defendidas. São aquelas pessoas que, por terem vivido os extremos, ora doando-se incondicionalmente sem defesas, ora isolando-se extremamente, construíram ao longo de suas existências couraças sofisticadas. Sabem que precisam equilibrar a misericórdia (Sefirá da coluna direita, Chesed) com o juízo rígido (Sefirá da coluna esquerda, Gevurá), são comedidas e muitas vezes introvertidas. Buscam o equilíbrio a fim de evitar o sofrimento e um dia hão de encontrá-lo
    .
Na maioria das vezes julgamos uma pessoa por aquilo que somos capazes de ver e não por sua verdadeira essência, sua centelha divina. Como diz Kellmen em seu maravilhoso livro, nosso objetivo maior é reconhecer essas centelhas, por mais ocultas que estejam!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário