As Mulheres Sempre serão Flores em Qualquer Estação da Vida



As mulheres sempre serão flores em qualquer estação da vida!

Algumas são botões, outras estão começando a florescer.
Há aquelas que são promessas de cores esplêndidas e as que já não têm mais o viço do início da floração.
Há mulheres Margaridas, coloridas e leves.
Há as que são clássicas como as Rosas e as Palmas.
As mulheres despojadas são Flores do Campo.
As requintadas são Tulipas e as raras são Orquídeas.
As Flores-de-Maio, são resistentes, resilientes, rústicas, discretas. Dizem até que dão frutos. O que sei é que quanto mais se dividem, mais se multiplicam e florescem no outono.
Este Blog é de todas elas, porque

As mulheres sempre serão Flores em qualquer estação da vida!

Em tempo: os homens tambem são muito bem vindos!

Flor de Maio


Essas são as Mais Belas Flores desse Jardim!

As Mais Belas Flores do Meu Jardim

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Como Dominar a “Boca Nervosa”



Sabe aquela agonia, aquela vontade de "não sei o que", aquela boca nervosa...sabe?
Pois é, em termos técnicos isso se chama Ansiedade Livre. A Ansiedade Livre não tem razão aparente ou consciente e parece só sossegar quando se liga à geladeira...
Estudos recentes demonstram que pessoas ansiosas costumam comer mais e, conseqüentemente, ter mais probabilidade de engordar. Geralmente costumamos remediar a ansiedade ingerindo chocolates, biscoitos recheados, pãezinhos, etc. Isto tem uma explicação científica, já que doces e gorduras atingem regiões cerebrais ligadas ao prazer causando alívio imediato. No entanto, esse alívio é efêmero. Assim, poucos minutos depois de sossegar a sua Ansiedade Livre, voce fica desesperadamente culpada e come mais para se aliviar. E isso acaba gerando um círculo vicioso.
O Dr. Marco Antonio Tommazo diz que "identificar os causadores da ansiedade e aprender a lidar com eles é o primeiro passo". Ele nos dá algumas dicas para lidar com a famosa "BOCA NERVOSA":
 
Controlando a Boca Nervosa
Adie o impulso de comer. Ao perceber os primeiros sinais de ansiedade, dê uma caminhada.

• Enfrente essa inquietação com atividades gostosas, como telefonar para uma amiga, digitar um trabalho, ler um livro ou pintar.

• Desenvolva mecanismos anti-estresse ou atividades de relaxamento, como ioga e meditação.

• Não tenha alimentos de risco em casa, como bombons, bolachinhas, queijos gordos.

• Evite se pesar todo dia, isso traz um enorme grau de frustração.

• Fuja de mitos, respeite seu tipo físico.

• Desenvolva sua auto-estima, para sentir-se sempre bonita.

• Faça, regularmente, exercícios físicos que lhe dêem prazer.

• Aceite seus "pisões no tomate" como oportunidades de aprendizado.

• Cuidado com alimentos proibidos. Eles provocam ansiedade, tentação e culpa.

• Coma com responsabilidade.

• Planeje horários para suas refeições e seu cardápio rigorosamente.

• Não fique sem comer por mais de 3 horas. O jejum favorece os ataques de gula.

• Troque o regime por uma orientação nutricional personalizada, equilibrada e saborosa.


Tommazo lembra que essa relação entre emoção e comida não é por acaso. "Quando o bebê chora, a mãe lhe oferece o leite", lembra. Ele acrescenta ainda que é comum resolver os problemas emocionais com alimento. "As pessoas carregam essa experiência da infância e adquirem esse hábito, que não é nocivo desde que não se torne um vício", avisa Tommaso. Ele ainda acrescenta: "se um problema emocional estiver associado à obesidade e não for trabalhado, a pessoa torna-se refém dele. O inimigo invisível está ali e é muito mais forte do que se imagina. No entanto, identificado e tratado, perde força e fica bem mais fácil manter a dieta em dia".

O psicólogo também explica que é preciso saber diferenciar entre a Boca Nervosa e a Fome Física.

  • A Boca Nervosa é repentina, instantânea, vinculada a outros estímulos e pode inclusive surgir após uma refeição completa.
  • Já a fome física é lenta, gradual. "O alimento aparece como a primeira maneira de lidar com a ansiedade", afirma.
"Por meio de um trabalho psicoterápico, o indivíduo tem condições de se conhecer e encontrar outras fontes de prazer alternativas", diz o psiquiatra.

Existem alimentos que têm o poder de controlar a ansiedade e, além disso, podem ajudar a emagrecer. Observe a Tabela abaixo:



Arroz e feijão: A serotonina é uma substância que exerce grande influência no estado de humor. A nutricionista Monica Beyruti, da clínica Alfredo Halpern (SP), explica que a ingestão de alimentos que são fontes de triptofano (aminoácido precursor da serotonina) e de carboidratos favorecem a sensação de bemestar. "Uma vez no cérebro, o triptofano aumenta a produção de serotonina que é o neurotransmissor capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar e até induzir e melhorar o sono", destaca. Para facilitar a vida das pessoas que querem perder peso adotando uma dieta alimentar, mas precisam enfrentar a ansiedade, Monica oferece uma lista de alimentos valiosos. Fontes de triptofano: carnes magras, peixes, leite e iogurtes desnatados, queijos brancos e magros, nozes e leguminosas, arroz, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e derivados.

Fontes de vitamina B6: também são responsáveis pela melhora do humor. Fontes de B6: frango, atum, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará, alho e sementes de gergelim", enumera. A nutricionista garante que todos esses alimentos são indicados para quem está de dieta desde que sejam consumidos com moderação. "Já o chocolate e o café devem ser evitados. Muitas pessoas acreditam que eles trazem bemestar, mas apenas aliviam momentaneamente a sensação de inquietação, e a ansiedade volta com mais intensidade", afirma. Para quem não resiste a um docinho, ela sugere "deixe preparado gelatina diet (em sabores variados) na sua geladeira, para aqueles momentos de descontrole emocional". A gelatina diet é pouco calórica e diminui a vontade de comer uma tonelada de doces.

Carboidratos: só o necessário para parar de pé
Ela lembra ainda que uma alimentação pobre em carboidratos, por vários dias, pode levar a alterações de humor e causar depressão. "O melhor caminho é optar pelo equilíbrio. Nada de menos, nem de mais", alerta a especialista. Fontes de carboidratos: pães, batatas, cereais, biscoitos, massas e arroz integrais, mel, frutas, legumes e chocolate amargo (com moderação).

 
Quando conseguimos dominar nossas emoções, torna-se bem mais fácil dominar a balança. Por isso é tão importante ter um acompanhamento de um médico e de um psicólogo.

A Medicina Tradicional Chinesa também tem dado bom resultados no controle da ansiedade. De acordo com Alice Keiko Fujiura, fundadora da Keiko's Prevenção e Saúde (SP), o que faz engordar e causar ansiedade é a energia estagnada em pontos específicos do corpo. "Os orientais consideram que a beleza vem de dentro para fora, por isso o organismo precisa estar equilibrado", diz. A Medicina Tradicional Chinesa utiliza a auto massagem para trabalhar a ansiedade, massageando por 30 segundos alguns pontos (veja fotos).


1. Pressione o polegar direito entre o indicador e o polegar esquerdo (ou viceversa). Faz circular a energia e regulariza o intestino, para diminuir a ansiedade2. Pressione a linha do mindinho na parte interna, próxima ao pulso. Acalma o coração e a mente, eliminando a angústia
3. Dobre os dedos e pressione o ponto entre o mindinho e o anular. Ajuda a deixar mais tranqüila e acalmar4. Marque dois dedos no pulso e localize o ponto da circulação e da sexualidade. Ativa a digestão e elimina ansiedade

 Aproveitem as dicas, experimentem e cotem os resultados! Bjs :)

6 comentários:

  1. Olá, querida! Obrigada pela visita. Adorei as dicas para comtrolar a ansiedade. Aqui em casa as flores de maio já estão florindo e cada vez as vejo, lembro de ti . Tenha um bom fim de semana com muita paz!
    Beijos
    Zelia

    ResponderExcluir
  2. Olá Flor de Maio,
    Adorei as dicas. Já vou começar a segui-las.
    Sou super ansiosa e isso me leva a fazer várias visitas à cozinha (aqui em casa chamamos de lanchonete). Por sorte consigo manter o peso. Venha conhecer o meu recanto. Vou gostar muito de tê-la por lá.
    Já te sigo.
    Beijo e ótimo fim de semana.
    (http://nuvemdeestrelas.blogspot.com).

    ResponderExcluir
  3. Querida Zélia,
    Obrigada pelo carinho e pela lembrança. As minhas flores de maio ainda não floriram e eu as aguardo ansiosa.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  4. Querida Vera Lúcia,
    Obrigada pela visita e seja muito bem vinda!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  5. Olá Flor de Maio, como vai?
    Quando fico ansiosa não ataco a cozinha, nem geladeira ou armário das guloseimas. Neste ponto de alimentação sou muito controlada, até porque se não for assim viro uma baleia.
    Já executo quase todas as dicas do Dr.Marco Antônio.
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Hi, Flor de Maio
    You have posted a very interesting and very detailed article.
    I like it very much.
    Kisses and a beautiful week
    Ariel

    ResponderExcluir