As Mulheres Sempre serão Flores em Qualquer Estação da Vida



As mulheres sempre serão flores em qualquer estação da vida!

Algumas são botões, outras estão começando a florescer.
Há aquelas que são promessas de cores esplêndidas e as que já não têm mais o viço do início da floração.
Há mulheres Margaridas, coloridas e leves.
Há as que são clássicas como as Rosas e as Palmas.
As mulheres despojadas são Flores do Campo.
As requintadas são Tulipas e as raras são Orquídeas.
As Flores-de-Maio, são resistentes, resilientes, rústicas, discretas. Dizem até que dão frutos. O que sei é que quanto mais se dividem, mais se multiplicam e florescem no outono.
Este Blog é de todas elas, porque

As mulheres sempre serão Flores em qualquer estação da vida!

Em tempo: os homens tambem são muito bem vindos!

Flor de Maio


Essas são as Mais Belas Flores desse Jardim!

As Mais Belas Flores do Meu Jardim

sábado, 8 de janeiro de 2011

Calçando os Próprios Sapatos




Li este conto dos Sapatinhos Vermelhos pela primeira vez no livro "As Mulheres que Correm com os Lobos", de Clarissa Pinkola Estés. Relendo-o agora vejo tantos outros significados que não pude perceber na ocasião...

Mas acho que é assim mesmo, lemos com o coração e não com os olhos. Hoje meu coração tem outro ritmo e outra visão da realidade.

Esta percepção me veio mais forte ainda no final do ano. Nesta época quase todas as emissoras de TV fazem a famosa "Retrospectiva Ano Tal", onde geralmente os acontecimentos mais impressionantes (leia-se terríveis) são novamente exibidos. Não sei, talvez esse tipo de programação seja feito com o propósito psicanalítico de Elaboração do Trauma, quem sabe?

Só sei que, enquanto a TV mostrava a "Retrospectiva 2010", eu fazia a minha própria retrospectiva. E aí vocês dirão:

_Grande coisa, quem não faz isso a cada fim de ano?

Eu. Eu nunca havia me preocupado em rever o ano que passei, nunca tinha me frustrado por aquilo que imaginei fazer e não fiz. Talvez por isso mesmo, nunca tenha entendido aquela depressãozinha que todo mundo diz que tem a cada fim de ano. Na minha cabeça, o que passou, passou. Disso tudo o que realmente me importava eram os aprendizados e os acertos, não os erros.

Mas, neste Réveillon...

Eu não fiz a Retrospectiva 2010, mas a retrospectiva da minha vida inteirinha!

Lembrei-me de cada detalhe, de cada sapatinho vermelho que confeccionei, antes de permitir que a vida me sugerisse sapatos mais sóbrios e eu conscientemente optasse por eles. Praticamente revivi os momentos nos quais estar com eles me deu imenso prazer, talvez até uma sensação de maturidade.

Mas ultimamente, tenho que confessar_ não sei se porque ando com os pés inchados por nunca tirá-los ou porque comecei a perceber que eles não combinam mais com meu estilo _ esses sapatos estavam ferindo muito os meus pés...

_E agora? Pensei.

A primeira alternativa que me veio, sendo uma mulher moderna, foi comprar sapatos reluzentes e bem vermelhos em uma boa loja do shopping. E lá fui eu. Cheguei a calçar vários modelos, todos lindos. Entretanto, quando dava mais que alguns passos ainda dentro da loja, percebia que não eram o que eu buscava. Da euforia que sentia ao olhá-los na vitrine ou nos pés de outras mulheres tão belos e perfeitos, eu passava rapidamente a frustração por não calçarem tão bem em mim. E logo me vinha a pergunta:

_O problema sou eu ou os sapatos?

Eu queria encontrá-los para a passagem do ano e, assim, continuei a minha busca frenética até os últimos minutos. Em função dessa correria toda, deixei até de cumprir com os meus rituais normais de fim de ano: faxinar a casa inteirinha, comprar os alimentos especiais para a ceia além de prepará-los sozinha, arrumar todos os armários da casa para finalmente terminar o dia completamente exausta.

Perceberam que eu só comentei aqui a arrumação do meu próprio armário de roupas?

Pois é, parei por aí. Nada de lavar cada copo, cada louça. Nada de limpar paredes, pintar a casa, escolher roupas especiais. Deleguei tudo o que pude para a minha secretária do lar e não verifiquei nada do que ela fez. Eu não tinha tempo. Eu só pensava em encontrar meus sapatos vermelhos!

Passei o fim de ano descalça, pois percebi que tenho que reaprender a confeccionar meus próprios sapatos vermelhos. Como? Não tenho a menor idéia.

Sei que passarei por momentos de irritação, frustração e até mesmo de revolta por não ter mais a habilidade que tinha quando fiz eu mesma meus primeiros sapatinhos vermelhos. Não posso pedir a ajuda de ninguém para criá-los, porque só me servirão se sua autoria for completamente minha.

Eles não serão em nada iguais aos primeiros, estou certa. Mas também acho que não me cairiam bem. A moda já não é a mesma e a minha idade também...

Respirei fundo nos primeiros momentos do novo ano e comecei a criação dos meus novos sapatos. Ainda estou no estágio de rabiscar e testar qual o modelo será o melhor, mas sei que com esse pequeno passo já começo a me recriar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário