A menção mais antiga de um anjo aparece em Ur, cidade do Oriente Médio, há mais de 4.000 a.C..
Essas criaturas especiais são citadas nos livros sagrados de várias religiões, como Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo. Os egípcios, assim como os essênios e os babilônios, também mantinham registros sobre a aparência e as funções dos anjos.A palavra anjo vem do termo grego angelos e do latim angelu que significam "Mensageiro", os gregos também os chamavam de DAIMONES (gênio, anjo, ser sobrenatural). Em hebraico a palavra utilizada para designar anjo é Malaki, que também significa mensageiro.
Independente da fonte pesquisada, a função dos anjos é basicamente a mesma, intermediar as relações entre Deus e os homens, proteger a natureza e, no caso dos anjos da guarda, orientar e proteger os homens no seu dia-a-dia, sempre respeitando o livre arbítrio de cada um.No Antigo Testamento é possível encontrar inúmeras citações sobres as intervenções dos anjos. No Novo Testamento, eles estiveram presentes nos momentos mais marcantes da vida de Jesus: nascimento, pregações, martírio e ressurreição. Depois da ascensão, Jesus foi colocado junto ao Anjo Metatron.
A tradição católica dividiu os anjos em três grandes hierarquias, subdivididas cada uma em três companhias:
- Serafins, que personificam a caridade divina e a inteligência.
- Querubins, que refletem a sabedoria divina, aliada ao temperamento jovial.
- Tronos, que proclamam a grandeza divina através da música.
- Dominações, que têm o governo geral do universo.
- Potências, que protegem as leis do mundo físico e moral, além de preservar a procriação dos animais.
- Virtudes, que promovem prodígios e os milagres da cura.
- Principados, responsáveis pelos reinos, estados e países, preservando também a fauna e a flora, os cristais e as riquezas da terra.
- Arcanjos, responsáveis pela transmissão de mensagens importantes e pela defesa dos países, pais ou da família.
- Anjos, que cuidam da segurança dos indivíduos no corpo físico.
- Aleph, corresponde aos Serafins e o Príncipe é Metatron.
- Beth, corresponde aos Querubins e o Príncipe é Raziel.
- Ghimel, corresponde aos Tronos e o Príncipe é Tsaphkiel.
- Daleth, corresponde às Dominações e o Príncipe é Tsadkiel.
- He, corresponde às potências e o Príncipe é Camael.
- Vau, corresponde às Virtudes e o Príncipe é Raphael.
- Zain, corresponde aos Principados e o Príncipe é Haniel.
- Heth, corresponde aos Arcanjos e o Príncipe é Mikael.
- Teth, corresponde aos Anjos e o Príncipe é Gabriel.
Bem, eu particularmente amo a imagem tradicional dos anjos e prefiro vê-los com asas. Sou verdadeiramente fascinada por essas criaturas. Na minha casa tenho inúmeros anjinhos que foram adquiridos por mim e tantos outros que me foram dados por amigos que me conhecem o suficiente para saber das minhas manias.
Gosto de pensar que cada um de nós tem seu Anjo da Guarda, seu Mentor. Aquele espírito especial que nunca desiste de nós ou se cansa de tentar nos ajudar.
Acredito que seja uma tarefa extremamente difícil, já que sabem o que seria melhor para nós, mas precisam respeitar nosso ritmo de aprendizado, nossas teimosias e nosso livre arbítrio.Lembro-me de uma amiga comentando sobre a teimosia de seus filhos: "Infelizmente livre arbítrio não se "caça" e isso me dá uma agonia danada!"
Imagina só a agonia de nossos companheiros invisíveis ou será que espíritos superiores a nós não se agoniam, só esperam pacientemente que um dia encontremos nosso verdadeiro caminho?Não tenho idéia de como o meu Anjo se chama, se é alguém que já conheci em outras vidas ou alguém que resolveu ficar do meu lado só por amor. Mesmo assim, agradeço por essa "presença" discreta e peço desculpas por não percebê-la mais vezes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário